quarta-feira, 17 de março de 2010



SAS 37ºBPM- INFORMA .

Oque é herpes?
Alexandre Eduardo O.Gomes
Oficial Dentista

O Herpes é uma infecção viral, que pode ser causada por vários tipos de vírus da família Herpesviridae, formados por DNA, com capacidade típica de se tornar latente no organismo, provocando infecções repetidas. A infecção pode ser transmitida pela saliva ou contato sexual, alojando-se em células nervosas, onde fica em forma latente, aparecendo, nas infecções agudas, na superfície de revestimento do trajeto do nervo (pele ou mucosa).
O reaparecimento da infecção geralmente é conseqüente de queda da imunidade provocada por por infecções outras, uso de drogas que suprimem a imunidade, menstruação, stress, cirurgia do trigêmeo, frio, uso de corticóides, raios ultravioletas, traumas ,etc. O herpes simples é uma doença infecto-contagiosa.

Como acontece a transmissão do vírus?

A infecção pelo herpes se dá através do contato direto com lesões infectadas pelo vírus . Esse primeiro contato se da invariavelmente , durante a infância .A situação mais comum de contágio é aquela em que algum dos pais (ou parentes próximos)é portador do vírus, e apresenta as lesões em lábio e entra em contato direto com a pele da criança.

O que acontece depois que a criança se contamina?
Após o contato com as lesões, a pessoa passa por uma fase de incubação do vírus ,que dura em torno de 10 dias .
Após esse período, algumas crianças podem apresentar a primo- infecção herpética primária. Essa fase é marcada por manifestações clínicas, como febre, mal estar geral, irritabilidade,cefaléia,perda de apetite e linfadenopatia. A seguir ,podem surgir bolhas na boca ,nos lábios e na pele em torno dos lábios. Logo as bolhas se rompem, formando úlceras extremamente dolorosas e sangrantes. O quadro clínico tem resolução espontânea em cerca de 15 dias. Apesar da severidade da manifestação primária do herpes, apenas 1% dos pacientes que são infectados pelo vírus desenvolvem a doença clínica: 99% , apesar de infectados, não apresentam sinais ou sintomas clínicos.

Como são as lesões decorrentes?
As manifestações secundárias não são tão graves como as da primo-infecção. As lesões restringem-se, na maioria dos casos,à região perioral ou perinasal, aparecendo na forma de pequenas bolhas que estouram e são recobertas por uma
crosta durante o processo de cicatrização. O curso clínico da
estomatite herpética secundária finda em torno de 8 dias.
.
Existe cura para o herpes?
Não, mas existe tratamento. O tratamento visa diminuir a freqüência com que episódios ocorrem. Atualmente, os tratamentos envolvem drogas como o aciclovir, empregadas de forma local e sistêmica, aplicações de laser de baixa intensidade.
Em caso de dúvidas procure a SAS .

"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Nenhum comentário: