sexta-feira, 22 de maio de 2009

MÁ HIGIENE ORAL PODE AUMENTAR O RISCO DE TRANSMISSÃO DO VÍRUS A(H1N1) DA GRIPE SUÍNA


O oficial Dentista da SAS do 37ºBPM Tenente Alexandre Eduardo de Oliveira Gomes , informa que a má higiene oral pode aumentar consideravelmente o risco de transmissão de gripe suína. O estudo Britânico National Dental Survey, publicado em 21/05/2009.

De acordo com o documento, os péssimos hábitos dentários ajudam a espalhar os germes. E quando 40% da população inglesa admite que limpa os dentes usando os dedos, clips e até chaves de parafusos as preocupações tornam-se bem reais.O estudo, conduzido pelo British Dental Health Foundation, refere que "palitar" os dentes com os dedos aumenta os risco de espalhar germes para superfícies."
Os avisos higiénicos têm sido claros desde os primeiros casos de gripe suína. Agora, mais do que nunca, é preciso tornar a higiene pessoal como prioridade", refere o chefe executivo da fundação, Nigel Carter. O estudo frisa ainda a falta de sensibilização da população para a ligação entre as doenças periodontais com os problemas coronários, diabetes, ataques cardíacos, partos prematuros e, segundo alguns estudos, infertilidade.

Já a Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap), pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos EUA, e pelo Ministério da Saúde que alertam os cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde em geral sobre os cuidados que devem tomar nesta situação.Toda a equipe odontológica deve dar atenção especial aos cuidados em biossegurança recomendados, principalmente com relação a doenças respiratórias.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde produziu material sobre a gripe direcionado a profissionais de saúde, com informações gerais sobre a doença, informes técnicos sobre a ocorrência de casos humanos, recomendações do governo, o plano brasileiro para enfrentamento da pandemia, entre outras.
Ao divulgar estas informações espera promover a melhor arma contra a Influenza A: a prevenção. Além disso, é muito importante conhecer bem a doença, seus sintomas e formas de tratamento e prevenção, para evitar ações erradas e precipitadas, como a maior procura que vem ocorrendo pelas vacinas contra gripe disponíveis nos postos de saúde pela campanha de vacinação do idoso. Mais informações:
Osap - http://www.osap.org/, em Infection Control Issues
CDC - www.cdc.gov/OralHealth/infectioncontrol/index.htm
Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534
"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 37º BPM

Um comentário:

através do email disse...

Parabéns a SAS do 37 ºBPM mostra mais uma vez a força do QOS presente nas atividades de grande relevância e impacto social. Se faz importante parabenizar pois não é a primeiravez que o Cap Parolini e equipe realizam trabalhos desta qualidade . Araxá esta de parabéns e a PMMG mostra também a importância do seu quadro de saúde na sociedade brasileira .