sexta-feira, 22 de maio de 2009

ODONTOLOGIA UMA QUESTÃO DE ATITUDE




A Resolução Conjunta nº 21/2005 prevê ações coletivas a ser desenvolvidas em atividades de grupo, visando benefícios positivos à saúde com boa relação custo benefício. As palestras, neste aspecto, é a porta de entrada para uma odontologia que privilegia a prevenção, busca a criação de vínculo, torna o usuário co-responsável pro sua saúde, quebrando o paradigma da odontologia curativa, onerosa, que leva ao ciclo restaurador repetitivo e mutilador.
A saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo e está diretamente relacionada às condições de saneamento, alimentação, moradia, trabalho, educação, renda, serviços de saúde e informação. Dentro do paradigma de promoção de saúde proposto pela classe odontológica, a informação e a orientação básica da população constituem os meios mais efetivos para se alcançar sucesso na promoção da saúde bucal. A orientação direta é a chave para a prevenção da saúde bucal e geral, apresentando também reflexos visíveis na análise custo-benefício: os gastos são menores e o acesso é mais amplo.
Uma política de saúde odontológica planejada, o incremento dos recursos disponíveis, e uma maior eficiência no uso dos mesmos parece ser a base para uma melhora na efetividade da assistência odontológica. Sabe-se que a saúde oral exerce um impacto positivo, negativo ou ambos, sobre a qualidade de vida do indivíduo.
Acredita-se que o problema da falta de conhecimento sobre a saúde bucal, ainda é uma realidade e que o grande desafio para promoção de saúde bucal é a conscientização da importância dos cuidados odontológicos voltados para a qualidade de vida como um todo. As palestras, neste caso, é a porta de entrada para uma Odontologia que privilegia a prevenção, busca a criação de vínculo, torna o usuário co-responsável por sua saúde, quebrando o paradigma da odontologia curativa, onerosa, que leva ao ciclo restaurador repetitivo e mutilador.
A saúde é questão de atitude.
Em breve palestras na sede e frações do 37ºBPM.



"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 37º BPM

Nenhum comentário: