quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROJETO REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS

Dando seqüência ao projeto Rede de Vizinhos Protegidos, foi realizada em data de 08 de Fevereiro de 2012, às 19h00, mais uma reunião da “rede” na cidade de Araxá. Na ocasião o local utilizado foi o Centro Social Urbano – CSU - onde participaram o Sr José Waldez -Presidente da Associação do Bairro São Domingos, o 2º Ten PM Paulo Roberto Arduini, coordenador da Rede de Vizinhos Protegidos na cidade, Asp PM Marcos Rodrigues dos Santos- estagiário da 183ª Cia PM, além de vários representantes e moradores da comunidade local.


Nos bairros São Domingos e Boa Vista a rede já está consolidada há vários anos e a população se mostra cada vez mais imbuída pelas causas sociais, em especial a Segurança Pública.

Segundo estatísticas, que foram apresentadas à comunidade, nos bairros Boa Vista e São Domingos, houve um aumento no número de Operações Policiais desencadeadas e conseqüente redução dos índices criminais no período compreendido entre o primeiro e segundo semestres do ano de 2011.
No Bairro Boa Vista as infrações contra o patrimônio apontaram redução de 43,18% e nas infrações contra a pessoa houve redução de 14,28%.
No que tange ao número de Operações Policiais houve um considerável aumento sendo que, somente no ano de 2011, foram desencadeadas 213 Operações “Batida Policial”. Não obstante a esse número passamos a trabalhar as Operações com foco nos problemas apresentados, além de priorizarmos locais, dias e horários de maior incidência criminal.

A comunidade se mostra satisfeita com as ações adotadas e acredita estarem no “caminho certo”. Uma CAIXA DE SUGESTÕES foi deixada junto aos participantes para que ali depositem suas informações, anseios, opiniões...

Já no Bairro São Domingos, as infrações contra o patrimônio registram redução de 94,81% e as infrações contra a pessoa apontam a redução de 16,27%.


O Ten Arduini reforça a necessidade da interação entre a Polícia e Sociedade no sentido de trabalharem juntas na identificação e resolução de problemas locais e concita a todos que se empenhem para um trabalho efetivo e qualitativo. Enfatiza o Oficial que os objetivos pretendidos com a criação das redes de proteção transcendem às relacionadas diretamente com a Segurança Pública, focando também a organização da comunidade, para buscar melhores condições e qualidade de vida.

***ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 37º BPM***

Nenhum comentário: