sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A PALAVRA "TERMAS" ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A SAÚDE

A palavra TERMAS está diretamente ligada a SAÚDE. Mas o que é Saúde? Eu tenho saúde? Eu cuido da minha saúde? PERGUNTA que devemos fazer sempre. Nosso maior patrimônio é a Saúde.
Existem várias definições de saúde. Por exemplo:

1) No dicionário Aurélio: estado daquele cujas as funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal.

2) A OMS ( organização mundial de saúde) define como um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças

3) È o bem funcionar de um organismo como um todo

4) É a capacidade de resolver contradições (S Kierkegaard)

5) Uma das definições mais citadas é a de Lennart Nordenfet: Saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias

6) Grupo europeu da OMS- a saúde abrange os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. A saúde é vista como um recurso para a vida diária não o objetivo dela: neste sentido a medida que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado de realizar aspirações e por outro lado lidar com o meio ambiente.
Se tenho saúde sou capaz de concretizar as minhas metas, expressar as minhas potencialidades, lidar com o meio onde vivo de uma maneira saudável. Estabelecer e manter as relações sociais de forma harmônica.
Mas, como estou lidando com a minha SAÚDE hoje? Como estou cuidando do meu maior patrimônio? Sei como meu corpo funciona? Para isto, é fundamental fazer um auto diagnóstico. Citarei algumas sugestões para fazer este autodiagnóstico:

1) Analisar pela manhâ- como está meu despertar? Como é minha disposição pela manhã quando acordo? Sinto prazer, sinto bem estar? Ou sinto cansaço, dores pelo corpo (isto é sinal de algo não está bem).

2) Tem hidratado meu corpo? – 70 % do nosso corpo é água. O que tenho usado para hidrata-lo? Qual é a qualidade da água que hidrato meu corpo?

3) Como está minha alimentação? Qual o tipo e quantidade de alimento que faço uso ?

4) Como está minha mastigação , meu sistema digestivo?

5) Tenho prestado atenção em minha respiração diária? – qual é o meu padrão respiratório? É mais superficial, é mais profundo?. Tenho suspirado muito ou bocejado muito?

6) Atividade física: o que tenho feito de atividade aeróbica e o que faço para manter meu corpo alongado?

7) Relaxamento: o que eu faço para relaxar?
8) Como está minhas relações sociais, tenho feito novas amizades e cultivado as antigas? E minhas relações familiares como estão?

9) Tenho feito exames periódicos ( check –up anualmente) ? Principalmente se tenho acima dos 40 anos é fundamental o exame anual . Tenho observado minhas fezes e urina, existe alguma alteração?

10) Tenho cuidado de meu sistema mental, dos meus pensamentos? Tenho eliminado aqueles que não me fazem bem?

Estas são apenas dicas para estarmos sempre atentos ao nosso corpo. Procurar nos conhecer. Se tiver a disciplina de estar atento ao bom funcionamento com certeza terá saúde. Perfeição se alcança com disciplina.
O lugar ideal para você recuperar suas energias, cuidar de sua saúde, preserva-se são as Termas. Lugar onde é possível conciliar lazer, prazer, bem estar e bem cuidar-se.
Aqui você encontra boa água, lugar para caminhar, exercitar-se, relaxar, alimentar-se bem, revigorar com banhos em águas e lama, receber massagens, desenvolver suas potencialidades intuitivas, expressar-se totalmente.

TERMAS – UMA PAUSA PARA VOCÊ ESTAR COM VOCÊ!

Cap PM QOS Carlos Eugênio R. Parolini – médico reumatologista e termalista


"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 37º BPM

Nenhum comentário: