quarta-feira, 24 de março de 2010

NOITES MAL DORMIDAS


Muitos indivíduos sofrem e fazem seus familiares sofrerem todas as noites com o ruído do seu ronco. Alguns, até mesmo sofrem de repedidas paradas respiratórias durante o sono (síndrome da apnéia obstrutiva do sono).
Com a ausência dos sintomas, o paciente ganha qualidade de vida, além de que o silêncio do dormir é fundamental para sua vida social e familiar.
O ronco é uma doença que surge com a obstrução parcial das vias aéreas superiores, e o seu ruído é causado pela vibração dos tecidos das vias aéreas durante a dificultada passagem do ar. Esta doença requer muita atenção e, se não for tratada devidamente, pode causar uma série de situações de risco. A doença atinge aproximadamente 40% dos homens, 30% das mulheres e 60% do sono das pessoas com mais de 55 anos. A apnéia é uma obstrução total das vias aéreas superiores, impedindo a passagem do ar. É uma doença crônica que pode levar a morte. A obstrução à passagem do ar é total provocando parada respiratória por mais de 10 segundos. O quadro pode se repetir várias vezes durante a noite sem que a pessoa saiba. Existe ronco sem apnéia, mas não apnéia sem ronco e aproximadamente 30% dos roncadores, sofrem de apnéia.
SINAIS E SINTOMAS
Sinais e sintomas noturnos da apnéia são: ronco, pausas respiratórias, sono agitado com despertares freqüentes e aumento da transpiração além do normal. Os diurnos são: sonolência excessiva, déficit de atenção, problemas de memória, irritabilidade, sintomas depressivos, ansiedade e dor de cabeça matinal.
TRATAMENTO
O objetivo principal é o alívio dos sintomas e a melhora da qualidade de vida do paciente. É realizado utilizando-se, durante o sono, aparelhos intraorais que reposicionam as mandíbulas, melhorando o posicionamento da musculatura oral e faríngea. Consequentemente, desobstrui as vias aéreas deixando o ar passar sem ruído.
O aparelho intraoral tem como principal vantagem a aceitação por parte dos pacientes. Principalmente os que não querem se submeter a tratamentos mais invasivos, como dormir conectado a aparelhos eletrônicos que auxiliam na respiração ou cirurgias reparadoras.
Fonte - Dr. Leandro Teixeira, Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial
Dr .Alexandre Eduardo de Oliveira Gomes, Docência do Ensino Superior UFTM
Responsável pela divulgação científica na CEPO-2010

Nenhum comentário: