sexta-feira, 19 de março de 2010

É PROIBIDO FUMAR

É PROIBIDO FUMAR




Danyane Alcântara da Silva Ferreira Cruvinel
Oficial Dentista da SAS do 37º BPM



Enaltecido por Hollywood, o cigarro atravessou o século 20 impunemente. Roberto Carlos cantava para a turma da Jovem Guarda: “Sigo incendiando bem contente e feliz / Nunca respeitando o aviso que diz/ Que é proibido fumar”.
Naquela época, ingênua e delirante, tudo podia. Até fumar. E os chatos eram menos chatos. Não faziam cara feia toda vez que alguém acendia um cigarro.
Hoje , neste início do século 21, com o esclarecimento dos malefícios causados pelo fumo, não há defesa possível para tal vício. O cigarro além de escurecer os dentes, causar doenças periodontais, “bafo de cinzeiro”...; é responsável pela morte de milhões de pessoas anualmente.
O cigarro se transformou em inimigo público número 2 (à frente dele, só a obesidade). Perseguidos, xingados, cerceados e enquadrados em espaços minúsculos, os fumantes ainda existem. A boca é a primeira a receber o veneno aspirado.
A SAS do 37ºBPM iniciou as visitas às Frações com palestras educativas, distribuição de cartilhas e prevenção do câncer de boca. É a Unidade trabalhando para o combate do Tabagismo e da Obesidade.


"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"

SAS/37ºBPM


Nenhum comentário: