sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), da Polícia Militar de Minas Gerais, é uma união de esforços entre três categorias, a PM, família e escolas. E na noite de ontem, terça feira dia 1º, aconteceu a 10ª formatura em Araxá. O programa é desenvolvido na cidade há cinco anos e até o momento, o trabalho já foi realizado com mais de dez mil crianças.

O Tenente Coronel Euripes José Alves, Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, explicou a finalidade do projeto. “É preciso que as crianças tenham plena consciência de que as drogas são, realmente, um malefício às pessoas”, disse.

O coordenador do projeto em Araxá, sargento Joaquim Fernandes explica que o programa visa orientar as crianças para que elas tenham condições de resistir à pressão das drogas de uma forma bem lúdica, e ainda de forma que elas possam escolher bem seus amigos.

Os resultados, segundo ele, já aparecem na sociedade. “A soma de esforços da Polícia Militar e as ações preventivas, é que tem dado resultado. As pesquisas que a gente fez recentemente sobre o programa mostram que há uma redução significativa no consumo de drogas envolvendo jovens e adolescentes em Araxá”, comemorou.

Na oportunidade aconteceu também a formatura de 83 pais, além dos 581 alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular.

“A turma de pais é um dos leques previstos no programa do Proerd. Então a gente teve o privilégio de estar atuando em duas escolas, no Lar Santa Terezinha e na Escola de Aplicação Lélia Guimarães, capacitando os pais para ensinar os filhos a fazerem também escolhas positivas”, explicou o coordenador do projeto.

O programa de resistência às drogas trabalha com a auto estima das crianças, orientando-as sobre os benefícios da saúde e o não uso de drogas, além de construir habilidades de comunicação ativa e interação social, como forma de resistir ao envolvimento com drogas.
"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 37° BPM

Nenhum comentário: