sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BRUXISMO NA INFÂNCIA


O bruxismo é causado por uma excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes. De acordo com o Prof Dr Alexandre Eduardo de O.Gomes, Oficial Dentista da SAS do 37ºBPM-Batalhão Araxá as causas do bruxismo são causas variadas, o desgaste dentário existe em qualquer idade, sendo mais comum na dentição decídua, devido a uma necessidade normal do organismo no acomodamento dentário e muscular que passa por diversas mudanças na infância. No entanto, na presença de um desgaste dentário excessivo ou dor, pais, responsáveis e dentistas devem ficar atentos.
As causas do bruxismo são multifatoriais e podem nos alertar para problemas de saúde física e psíquica que estão sendo despercebidos. Em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alguma alteração de rotina da criança. Os aspectos psicológicos tais como agressão reprimida, frustrações, problemas escolares, familiares ou com amigos são objetos de uma atenção particular pois observa-se um aumento considerável da tensão e pode estar relacionado a dificuldades psicológicas da criança em assimilar e exteriorizar o problema.
Dessa forma, o bruxismo é um distúrbio complexo e multifacetado que requer um tratamento multifatorial. O dentista atuará nos dentes e musculatura para diminuir a força da contração muscular, impedir o excessivo desgaste dentário e quando necessário corrigir problemas de má-oclusão. O psicólogo, pais e responsáveis trabalharão no sentido de desvendar as angústias que levam a criança a ter uma descarga emocional excessiva. Não esqueça que em muitos casos o bruxismo é uma condição normal e passageira no desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário: