sexta-feira, 3 de julho de 2009

OQUE É BRUXISMO ?



Durante a semana de dor realizada na CEPO , Ten Alexandre (oficial Dentista da SAS do 37º BPM ) e Drª Lúcia H.D.Tonelli Gomes ministraram palestras sobre Disfunção da Articulaçao Temporomandibular , Apnéia Obstrutiva e Bruxismo.

De acordo com os profissionais a Academia Americana de Dor Orofacial , define o bruxismo como uma atividade parafuncional diurna ou noturna, de apertar, comprimir e ranger dos dentes. Verifica-se os danos desse hábito parafuncional principalmente nas estruturas dentárias, que sofrem desgaste, muitas vezes acentuado . O desgaste além de comprometimento estético, acarreta também dano funcional do sistema estomatognático. Muitos pacientes apresentam dores na musculatura da face e desconforto muscular durante a mastigação de alimentos decorrentes da presença dessa parafunção. Até os dias atuais nenhuma explicação única pode ser dada para explicar a patofisiologia do bruxismo do sono. A condição afeta tanto adultos como crianças, sendo necessário uma avaliação cuidadosa para definir a necessidade de tratamento e definir a melhor terapêutica a ser empregada em cada situação específica.

O bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e fechamento inadequado da boca está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão. A doença pode atingir qualquer pessoa, e é mais freqüente entre os 15 e 35 anos. É também mais freqüente nas mulheres do que nos homens.
Drª Lúcia ressalta que as consequências como as dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar a noite) ou de tarde (se predominar de dia). Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que se tornam móveis.



UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 37ºBPM

2 comentários:

através do email disse...

Assisti sua palestra ontem e gostei muito. Como você disse no começo que não era nada de novo, que iria nos falar de coisas que já sabíamos mas havíamos esquecido, seus conselhos foram ótimos para mim. Não há nada melhor do que sair de uma palestra se sentindo uma nova pessoa
UM abraço
Dr Antonio B CASTRO

Unknown disse...

CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA EM RIBEIRÃO PRETO .
FELICITAÇÕES

ANTONIO BENTO