sexta-feira, 3 de julho de 2009

O que é ronco e apnéia obstrutiva do sono


No dia de hoje no anfiteatro do CEPO Prof. Alexandre Eduardo de Oliveira Gomes, Membro da Liga de Dor da UFTM-LEAD, e Drª Lúcia Helena D.Tonelli Gomes ministraram, palestra sobre Apnéia Obstrutiva do Sono. Na ocasião os profissionais ressaltaram que a Apnéia é uma condição que afeta tanto homens como mulheres, principalmente em idade adulta. Baseado em trabalho cientifico da (Rev. Assoc. Med. Bras. vol.45 n.3 São Paulo July/Sept) Dr. Alexandre enfatiza que desde a década de 50 o sono vem sendo reconhecido como um processo neural ativo, absolutamente necessário à homeostase. Nesse contexto, insere-se a importância do estudo sobre a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS), definida como "episódios repetidos de apnéia e hipopnéia que ocorrem durante o sono, levando à hipersonolência diurna e alterações cardiorrespiratórias". Estima-se que 2 a 4% da população adulta de meia-idade seja afetada pela SAOS, atingindo uma projeção de 7 a 18 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.


A apnéia obstrutiva do sono conduz, em longo prazo, à importantes alterações cardiovasculares e neuropsicológicas, com implicações socioeconômicas graves, merecendo a atenção médica. O ronco, por sua vez, pode interferir de forma significativa na vida social do paciente .O ronco é o som produzido pela respiração parcialmente obstruída durante o sono. Além de atrapalhar o sono do parceiro(a) o ronco pode ser também sinal de um problema de saúde mais sério, condição conhecida como apnéia obstrutiva do sono.


A apnéia obstrutiva do sono ocorre quando a língua e os tecidos moles obstruem a garganta durante o sono, bloqueando totalmente a passagem do ar. Isso ocorre porque durante o sono o tônus muscular do pescoço e da faringe diminui, causando um estreitamento do espaço faríngeo. Devido ao estreitamento o volume de ar necessita ser inspirado mais rápido, causando uma vibração sonora dos tecidos moles estimulados (palato mole e úvula )
O ciclo de palestras para profissionais da dor será ate dia 04 de julho de 2009 com a presença de diversos profissionais da dor .



"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 37º BPM

2 comentários:

Unknown disse...

Sr. Ten Alexandre, parabéns pela palestra e pelo exemplar trabalho, informativo e muito útil.

Respeitosamente,

Cb Marques

Unknown disse...

Parabéns pela palestra e pela informação de destaque .
Informo que são poucas as vezes que presenciei uma palestra tão explicativa como esta.

Felicitações da Comunidade Médica de Apoio ao Paciente com Dor .

Um cordial abraço
Dr Antonio Bento Castro
Médico