sexta-feira, 5 de junho de 2009

SAS DO 37ºBPM -SEMANA DE FIBROMIALGIA








Foram realizadas no dia 11/05/2009, em Araxá, as atividades em comemoração à Semana de Conscientização da Fibromialgia, uma doença que provoca dores no corpo e pode ser evitada de uma forma bem simples: praticando atividade física.
Uma síndrome, de forma geral pouco conhecida, mas que segundo estudos atinge 10% da população brasileira.Às vésperas do dia mundial de conscientização sobre o assunto foram realizadas orientações através de palestras, um grupo aprendeu um pouco mais sobre a doença e, em especial, os sintomas.
Entre o público presente, muitas mulheres. A síndrome é mais freqüente no sexo feminino. Elas representam 80% dos casos. Os primeiros sintomas aparecem normalmente entre 29 e 31 anos, mas o diagnóstico, no entanto, só ocorre entre 34 e 57 anos.
Neste evento a SAS do 37 º BPM se fez presente com a presença do renomado Reumatologista e Oficial Medico da PMMG, Capitão Carlos Eugênio Parolini, e o CB QPE Enfermeiro Sebastião Marques Santana. Segundo Capitão Parolini ,o termo fibromialgia diz respeito a uma condição dolorosa, generalizada e crônica. Considera-se uma síndrome porque envolve uma série de sintomas, tais como: dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono, entre outros. De acordo com o médico, anteriormente era comum quando as pessoas apresentassem dor generalizada e uma série de queixas mal definidas, não serem levadas muito a sério. Algumas vezes, questões emocionais eram consideradas como desencadeadoras dessa situação. Em outras, um diagnóstico não muito convincente de “fibrosite” era emitido. O problema é que se supunha que tratar-se de um processo inflamatório muscular (por isso a terminação “ite”).
Hoje em dia, já se sabe que a fibromialgia é um tipo de reumatismo associado à sensibilidade da pessoa diante de um estímulo de dor. Fala-se em reumatismo porque a fibromialgia envolve músculos, tendões e ligamentos. Isso não quer dizer que essa doença ocasione algum tipo de defeito físico ou outra seqüela qualquer. Os sintomas de fibromialgia podem resultar em variações no humor e perda significativa da disposição para as atividades físicas, fato que agrava a situação de dor.
Alguns estudos têm procurado investigar o papel de certos hormônios, além de determinados produtos químicos orgânicos que possam influenciar na manifestação da dor, no sono e no humor. Os estudos sobre o assunto são muitos, inclusive sobre o envolvimento na fibromialgia de hormônios e de substâncias que participam da transmissão da dor. Tais estudos representam uma grande esperança quanto às possibilidades de tratamento da doença e, portanto, quanto à melhora da qualidade de vida dos portadores. “Em Araxá, a “Semana de conscientização sobre a” fibromialgia”, aconteceu de 11 a 16 de maio, e com a presença em massa da população local e de outras localidades.
"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 37º BPM

Um comentário:

Unknown disse...

Sou Teraputa em Reflexologia e tenho
várias pacientes com Fibromialgia, sendo tratadas com essa técnica de saúde, obtendo excelentes resultados.
Lembro que na Reflexologia não usamos nenhum tipo de remédio; apenas trabalhamos nos pés da pessoa,
estimulando os pontos específicos em cada caso.
obrigado
Djalma de Oliveira Junior
djalma@djalma.com.br
São Paulo - SP - Brasil