terça-feira, 23 de junho de 2009

OFICIAL DENTISTA DA SAS MINISTRA CURSO NA UFTM



Atualmente, o tema "Controle da Dor" tem se destacado como um elemento extremamente importante na manutenção do bem-estar das pessoas que, por quaisquer motivos, desenvolveram lesão geradora de sofrimento. Por isso, conhecer e gerar conhecimento quanto a este tema é de suma importância para a promoção de saúde e qualidade de vida a esses indivíduos.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM, todo ano promove o evento nacional de dor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba .
Este ano no período de 18 a 20 de junho de 2009 (pp) foi promovido o VI Curso Introdutório da Liga de Estudo e Apoio ao Paciente com Dor -lead UFTM. Entre os renomados participantes da área médica a Odontologia esteve representada pelo Prof Alexandre Eduardo de Oliveira Gomes ,Oficial Dentista da PMMG, membro da Liga de Dor e Clínica de Dor da UFTM.

De acordo com o Oficial Dentista , as Disfunções Temporomandibulares (DTM) são condições dolorosas caracterizadas por um quadro agudo ou principalmente crônico, abrangendo grande parte da população, e em sua maioria, mulheres. Musculatura mastigatória, região da ATM e cervical compõem as estruturas envolvidas; sendo classificadas como de origem muscular e articular. Dentre os principais sinais e sintomas as dores nos músculos da mastigação ou na ATM, ruídos articulares, limitação de abertura, cefaléias,entre outros.

Durante a palestra Dr Alexandre ressaltou que o tratamento de casos de DTM exige um conhecimento profundo da etiologia do problema, bem como os fatores estruturais, funcionais e psicológicos.

Um diagnóstico correto é a chave para o sucesso do tratamento sendo um fator que pode influenciar é o estado emocional do paciente. Deve-se compreender que os pacientes reagem de formas diferentes às diversas terapias, e assim, o profissional deve adequar o tratamento ao paciente, a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Dr Alexandre diz que o profissional cirurgião-dentista deve estar sempre atento as terapias oclusaispois muitas vezes por si só, não é a forma mais eficaz para o tratamento das desordens. Uma equipe inter-disciplinar, composta por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas e neurologistas são extrema importância para terapêutica como um todo, não esquecendo-se que etiologia das DTM e DOF é multifatorial.


“UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA”

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 37 BPM


Nenhum comentário: