sexta-feira, 10 de outubro de 2008

PROJETO "SAÚDE PARA TODOS"




PROJETO “SAÚDE PARA TODOS”
POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE DE MÃOS DADAS EM BUSCA DA MANUTENÇÃO DA SAÚDE, DA VITALIDADE E DA HARMONIA.

Uma praça ao ar livre, lugares arejados e bonitos de preferência em contato com a natureza, estes são os espaços ideais escolhidos para a pratica da GINÁSTICA CHINESA, onde se desenvolve o PROJETO "SAUDE PARA TODOS" POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE DE MÃOS DADAS, este projeto foi iniciado há 04 anos pelo Capitão Médico da Policia Militar de Araxá, Carlos Eugênio Ribeiro Parolini, com apoio da Policia Militar e Prefeitura Municipal de Araxá.
Este projeto surgiu do interesse em buscar uma atividade física acessível a toda a população e que fosse preventiva e prazeroza.







O QUE É ESTE PROJETO?

A Policia Militar trabalha com a prevenção! Prevenção em todos os sentidos, dos crimes, assaltos, desordem, e também preocupa-se com a prevenção da saúde e da qualidade de vida de toda a comunidade. Dentro de sua instituição existe o departamento de saúde a DS ( Diretoria de Saúde) que promove a manutenção da saúde. Cada Batalhão tem sua sessão de Saúde. No 37 a SAS é chefiada pelo Capitão Médico da Policia Militar Carlos Eugenio Ribeiro Parolini, médico reumatologista.
Estamos assistindo a um número crescente de síndromes dolorosas que atinge, músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos, são as chamadas tendinites, bursites, síndromes miofasciais, fibromialgia, LER, lombalgias, ciatalgias, cervicalgias. Estas são as principais causas de afastamento do trabalho nos últimos anos. Apesar de não ser uma doença fatal, suas crises vem e vão com dores muito agudas, limitando os movimentos da pessoa e causando-lhe mal-estar debilitando-a física e psicologicamente afetando o trabalho, a sua vida familiar e social.
Há muitas causas para as dores no pescoço, região lombar, pernas e articulações das extremidades, mas duas delas são as principais:
- a primeira seria o próprio processo degenerativo do corpo com o avançar da idade, acrescido de pressão e desgaste nas vértebras cervicais e lombares e nas articulações periféricas agravadas pelo ato de carregar peso, hábitos posturais nocivos de ficar assentado ou em pé por tempo prolongado, falta de alongamentos no dia a dia ou por esforço repetitivo;
- a segunda causa é a lesão dos tecidos moles e os desequilíbrios posturais que causam contraturas, aderências, atrofias, gerando dores no pescoço, ombros, na região lombar, nas pernas e nas articulações periféricas.
A maioria das pessoas que desenvolve algum problema desse tipo acaba ficando ainda mais tensa e nervosa, achando que contraiu alguma doença grave e de difícil tratamento o que agrava o seu quadro psicológico.
A ginástica terapêutica chinesa fortalecerá nossa constituição física corrigindo a postura e evitando o esforço excessivo, adotando uma atitude mais participativa e realizará um tratamento mais eficaz, o indivíduo assumirá o papel principal em atuar ativamente em suas dores e não aceitar passivamente o tratamento.

COMO É A GINÁSTICA? QUAL A SUA ORIGEM ?

A ginástica chinesa é uma técnica que une a mente e o corpo, trabalha a respiração, o equilíbrio corporal, a consciência corporal, o aumento da flexibilidade, a força física, diminui o stress, a fadiga, melhora as funções respiratórias e circulatórias, fortalece a mente e o corpo!
Consiste de um conjunto de exercícios que visa a prevenção e o tratamento de dores no pescoço, ombros, cintura, coluna, pernas e doenças crônicas. Esta técnica foi criada pelo Dr Zhuang Ming, médico ortopedista e acupunturista que após várias pesquisas em medicina tradicional chinesa, exercícios terapêuticos e as artes marciais foi aperfeiçoando os exercícios e transformou-as na ginástica chinesa, O LIAN GONG.
Esta ginástica foi difundida por mais de 20 paises, recebendo inúmeros prêmios. No Brasil foi trazida pela professora de artes corporais, Maria Lucia Lee.
O capitão médico, Carlos Eugenio Parolini, fez o curso com a professora Maria Lucia Lee, em São Paulo, trazendo para Araxá.
São movimentos simples de fácil aprendizado, fácil execução, tipo, abrir e fechar as mãos e pernas, expandir e recolher o corpo, combinados com a respiração, acompanhados de música específica. Esta ginástica é realizada de preferência ao ar livre, em praças e jardins, aproveitando o ambiente para melhorar nossa ENERGIA. Não há necessidade de roupas especiais ou equipamentos.

ONDE É REALIZADA E QUAIS SÃO OS DIAS E HORÁRIOS

Em Araxá é realizada na Fundação Calmon Barreto, espaço cedido pela prefeitura municipal, as terças e quintas feiras das 06h30min às 07h30min, aberto a toda comunidade civil e militar. A ginástica é orientada pelo Capitão Médico da Policia Militar de Minas Gerais do 37 BPM, Carlos Eugenio Parolini.

“ um médico experiente trata a doença antes que apareça,
Um medico novato a trata depois que já ocorreu.”

Ao nascer, o homem é suave e flexivel;




Na sua morte, é duro e rígido.
Plantas verdes são tenras e úmidas;







Na sua morte, são murchas e secas.
Um arco rígido não vence o combate.







Uma árvore que não se curva, quebra.
O duro e o rígido tombarão.







O suave e o flexível sobreviverão.








Dão De Jing.








"UM COMANDO TAMANHO FAMÍLIA"








EURÍPEDES DA SILVA, CAP PM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 37º BPM

Nenhum comentário: